Banner

Como já dito no post 'resumo', o produto final do nosso projeto, além da divulgação online, será um banner.



Neste protótipo estão presentes apenas quatro lugares de divulgação da ciência e suas informações, sendo estas endereço, horários de atendimento, preços.
Também é informado nele o endereço do nosso blog e do twitter, ajudando a divulgação destes, sendo ainda essencial para aprofundamento (?) das informações não essenciais do cartaz.

Referências

Só para deixar mais explicíto, apesar de já ter mostrado o link. Estou postando o link onde foi retirado a tese de doutorado, onde nos baseamos para o trabalho.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032010-091909/

Apresentação

Na apresentaçã da segunda rodada de discussões o grupo vai explicar o processo de trabalho realizado para a obtenção do projeto final, levando em conta os artigos utilizados, a justificativa, e os conceitos abordados na aula. O grupo mostrará na sala o banner criado para a exposição.

Resumo

De maneira a sintetizar o projeto realizado durante a disciplina, neste post serão abordados alguns tópicos que foram levados em conta para a construção do projeto.
Primeiramente, o blog esteve sempre aberto para criticas e comentários a respeito do nosso trabalho e após a primeira rodada de discussões procuramos nos corrigir em certos aspectos propostos pelos colegas e esperamos que tenhamos conseguido preparar um projeto válido e que tenha um certo impacto social.
O projeto final foi a criação de um cartaz expositivo para ser implantado em escolas de ensino médio e fundamental, tendo como informações principais a localização de parques do conhecimento e locais com atrações cientificas para o publico, além do endereço do blog e do Twitter.
A escolha para a divulgação do cartaz em escolas foi devido ao fato de que crianças e jovens são um público que está aberto a novas idéias e em muitos casos tendo um primeiro contato com a ciência, sendo assim, os parques do conhecimento e revistas cientificas (um tema já discutido, e que será abordado nos demais parágrafos) são um grande atrativo, ou pelo menos tenta ser, para este público, tendo como objetivo despertar um novo olhar pela ciência e um conhecimento mais abrangente. A justificativa do projeto foi abordado em posts anteriores, esta é apenas uma visão mais geral sobre o projeto em si.
A questão das revistas científicas pode ser debatida por alguns quanto a sua veracidade e o seu sensacionalismo, mas são de grande importância para o público jovem por abordar temas científicos dos mais variados e acordando com as idades. Sobre a questão das estatísticas em relação a que público se destina as revistas, em um artigo de doutorado da doutora Márcia Borin da USP, ela aborda uma pesquisa sobre a que publico se destina algumas das revistas, porém percebeu-se que mesmo entre o grupo destinado, em muitos casos as pessoas não tem contato direto com este tipo de veiculo de informação, muitas vezes apenas ouviram falar das revistas, mas não conhecem ao certo os temas encontrados. O artigo também revela que as revistas SUPERINTERESSANTE e Galileu apresentam certo descrédito na comunidade cientifica por abordar de forma muito superficial os textos e apresentar muita propaganda em seus exemplares, por outro lado a revista Ciência Hoje é mais bem vista por este meio cientifico e destina-se a um grupo mais seleto, como graduandos, alunos e professores de ensino médio e pessoas interessadas em ciência; enquanto que a revista Scientific American possui muito crédito e é destinada a pessoas com um maior nível intelectual.
O artigo referido acima da doutora Márcia Borin, trata de temas muito relacionados ao nosso projeto de divulgação cientifica, ela traz a parte conceitual envolvendo a divulgação cientifica com autores como Bathkin, Vogt, entre outros. É um trabalho muito bem feito que também traz entrevistas realizadas com alunos. Nessas entrevistas a pesquisadora faz perguntas do tipo: “Quando você teve contato com a ciência, ouviu falar...?”, as respostas dos alunos foi que começaram a ter um maior contato a partir da oitava série e ensino médio. Está aí outro fato que pode justificar parte do nosso projeto, querer deixar essa ciência mais acessível aos estudantes e não deixar que este contato demore muito a acontecer.
Outro ponto que o grupo abordou em relação ao projeto final, foi a criação de uma sala na própria universidade que tratasse de assuntos sobre ciência, seria uma sala que pudesse ser visitada pela comunidade e promovesse uma maior interação entre comunidade e universidade, porém esta idéia não foi muito aprofundada pelos problemas físicos da universidade no exato momento, entre outros, mas seria uma idéia relevante para o futuro da universidade.
Outro tópico abordado no nosso blog foi a criação do Twitter, que tem como objetivo a atualização de forma mais rápida e objetiva do blog, onde os integrantes colocam artigos em destaque das revistas e locais para visitação com exposições que estão ocorrendo no momento. O endereço do Twitter também é divulgado no cartaz e é constantemente atualizado pelo grupo.
Sintetizando o post, queremos deixar claro que essa possível intervenção nas escolas com cartazes serviria para tentar aproximar crianças e jovens da cultura cientifica, através de artigos de revistas, parques do conhecimento e artigos científicos de um modo geral, é claro que o interesse pela ciência deve despertar em cada individuo, e nosso projeto não seria a solução para esta problematização da divulgação científica, creio que seria apenas um auxiliador.
Gustavo

Escolas

Olá pessoal,
Então conversei com a minha tia que foi diretora de escolas da rede estadual e hoje trabalha na prefeitura de são paulo ligada a área da educação.
Eu conversei a respeito do que é necessário para podermos divulgar nosso trabalho em escolas da rede pública de São Paulo (o cartaz). Ela disse que as escolas são repúblicas independentes, sendo assim depende muito da diretoria da escola, eles podem avaliar seu projeto e decidirem se pode haver a exposição ou não, porém em escolas municipais, para fazer este tipo de divulgação, a diretoria pode encaminhar você para a delegacia de ensino e então eles avaliam o projeto, já em escolas da rede estadual há maior liberdade para estes tipos de projeto, entretanto, enfatizando, depende muito da diretoria da escola.
teh mais

Planetário Ibirapuera!

O modernizado planetário tem capacidade de visualizar qualquer ponto conhecido do universo, e por usar um sistema de projeção de fibra óptica as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais. Além de contar com projetores periféricos que conseguem captar as imagens captadas pelo telescópio Hubble e satélites da NASA.
No planetário ainda possui uma cúpula que tornou-se uma grande tela de projeção que o expectador tem a sensação de estar mais próximo do céu. O local facilita a exibição de sessões didáticas sobre o universo, astronomia para os visitantes e escolas.
Imagens do planetário Ibirapuera:










Para mais informações acesse os sites:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/pontos-turisticos/219-planetario-do-ibirapuera
http://www.planetarios.org.br/planetarios/planetarios_sp_ibirapuera.htm

CienTec - USP!

O CienTec é um orgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo que fornece entretenimento educativo para pessoas de todas faixa-etárias. Por meio de passeios, experiências e demonstrações que aproxima a ciência dos visitantes. E local tem o diferencial de ser rodeado pela Mata Atlântica.
As visitas devem ser agendadas pelo telefone (11) 5077 - 6312 e serão realizadas de terças-feiras e sextas-feiras e excepcionalmente nos outros dias da semana.
Mini-bacia hidrográfica.

Estação de meteorológica.











Para mais informações acesse o site:
http://www.parquecientec.usp.br/

Estação Ciência - USP!

É um centro de ciência interativo que realiza exposições e atividades que envolvem as muitas áreas de ciência como: astronomia, meterologia, tecnologia, biologia, matemática, etc. Com a intenção de popularizar a ciência de uma maneira divertida.
As exposições se dividem em permanentes (acervo da Estação Ciência), itinerantes (exposições temáticas que são disponibilizadas para outras instituições) e mostras temporárias, então vamos ficar sempre atento com os períodos das exposições.
A metodologia e objetivos da Estação Ciência são muito semelhantes do Parque Sabina, ambos visam a divulgação da ciência de uma maneira menos "estressante", ao contrário do que como muitos pensam que ciência são as aulas de física, matemática e fórmulas complicadas rsrs. Essas grandes exposições estão um passo a frente, pois superam o ensino formal com a dinâmica no aprendizado.

Imagens da Estação Ciência - USP:

Para mais informações visite os sites:
http://www.eciencia.usp.br/
http://www.eciencia.usp.br/blog/

Parque Sabina!

Sabina Escola Parque do Conhecimento é um grande espaço multidisciplinar que amplia o conhecimento dos indivíduos de maneira lúdica e interativa, conta com um espaço de 11 mil m² construídos dividido em dois andares que possuem simuladores de efeitos climáticos catastróficos, experimentos de física, aquário, museu da pré-história, meio ambiente, uso de microscópio, reagentes químicos e muitas mas muitas outras exposições interessantes.
É recomendado para público de todas as idades, e fica localizado em Santo André.

Brincando na arqueologia.

Mundo e ambiente.

Pinguim?!


E muitas outras atividades...


Para mais informações visite o site:
http://www.santoandre.sp.gov.br/bn_conteudo.asp?cod=6974

Twitter

O twitter é um microblog em que apenas 140 caracterres podem ser escritos por postagens e vem se tornando um novo mundo para a comunicação global, onde várias pessoas podem interagir com seus ídolos, com empresas e com seus amigos.

Acharam que iamos ficar fora dessa?
NEM A PAU, JUVENAL!
Follow us e ajudem-nos na divulgação :)

http://twitter.com/divulgueciencia

Justificativa para o projeto - Divulgando a DC

JUSTIFICATIVA
Com publico alvo definido em adolescentes estudantes do ensino médio e fundamental, o projeto visa a divulgação dos vários meios de se divulgar a ciência. Como diz no blog em que é colaboradora, a Professora Flora Inês Mattos Costa, doutora em ciências pela universidade de São Paulo, explica “Divulgar ciência ajuda a melhorar a educação. A divulgação atrai jovens ou entusiastas para o convívio no meio científico e ajuda a desmistificar conceitos equivocados e mitos sobre o papel do cientista. Divulgar ciência é o único meio de conter uma onda mística da qual surgem cada dia mais os que abusam da boa fé de nosso povo.” A sua afirmação ainda pode ser complementada pela do divulgador científico José Reis (KREINZ, 2004), que ao definir um dos papéis da divulgação científica, afirmou: "a divulgação científica realiza duas funções que se completam: em primeiro lugar, a função de ensinar, suprindo ou ampliando a função da própria escola; em segundo lugar, a função de fomentar o ensino".
A importância de divulgação científica é tamanha que a própria FAPESP cede uma área de seu site para que a ciência em âmbito geral seja divulgada (http://www.agencia.fapesp.br/secao/4/divulgacao_cientifica.htm). Quando nos questionamos porque, no Brasil, a ciência não é tão bem divulgada, chegamos a que resposta? Nós do grupo particularmente pensamos em despreparo e falta de interesse. Despreparo quanto ao fato de que saber ciência, não significa saber explicar e transmitir ciência, e muitas vezes achamos que falta paciência e interesse em fazer isso para pessoas que não tem conhecimento prévio.
Divulgar ciência constitui também uma maneira de complementar a educação, que na maioria dos casos, ocorre de forma deficiente. A divulgação científica pode ser uma forma de atrair os jovens para o aprendizado de ciências e também manter atualizados os professores do ensino fundamental e médio (VIEIRA, 1998).
A escolha do publico alvo e do tema se justifica em vista da necessidade de novos cientistas no país, pelo poder de conhecimento que pode ser adquirido através da ciência e pelo entretenimento que esta pode proporcionar através dos parques científicos, como o Parque Sabina, e assim incentivar as jovens mentes de hoje a um futuro na ciência.
Portanto, pelo que foi apresentado no contexto dessa justificativa, o grupo escolheu uma forma de incentivo aos estudantes de ensino fundamental e médio, para aliviar a aversão à palavra “Ciência” que os alunos demonstram e mostrar que a ciência além de interessante pode ser também divertida.

Projeto | Divulgação Científica

Oi pessoal,
Estava pesquisando algumas coisas e achei uma matéria da revista Ciência Hoje sobre uma tese que uma professora da USP fez sobre a utilização de revistas de divulgação cientifica nas salas de aula, axei bem interessante e de grande importância para o nosso projeto final, já que propomos uma intervenção nas escolas, e tem um link para uma pagina com várias notícias sobre divulgação cientifica. to mandando os links
abços
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/ch-na-berlinda
http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Divulga%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica

Projeto



Oii pessoal =)

Então, como a gente estava pensando em fazer banners falando sobre lugares bacanas de se ir, lugares que mostrassem a ciência, eu fiz alguns, ficaram meio zuados, mas só pra saber se é isso mesmo que a gente vai fazer.
Eu pensei em fazer algo mais colorido pra chamar a atenção das crianças, mas esses foram os primeiros e decidi postar aqui! É mais ou menos isso que vocês estavam pensando??


Banner da Estação Ciência - USP:


Pensei em colocar informações básicas como o endereço, o objetivo principal, algumas fotos para mostrar como é o local, etc. Fiz um banner do Sabina e outro do CienTec também, vou postar eles aqui ;)

Banner do Sabina:






Banner do CienTec:








Eu tive também algumas idéias. Ao pensar no projeto, lembrei que a professora disse que poderíamos bolar algo que a gente não vai colocar em prática agora, mas fazendo um projeto pra quem sabe futuramente, dai lembrei do projeto da faculdade, em integrar a comunidade com a vida que nós temos aqui dentro da UFABC, então eu pensei, porque não fazer uma sala que tivesse nela disponível revistas, livros, documentários, lugar para assistir esses documentários, computadores para pesquisa, etc, que fossem usados pela a população, principalmente as crianças e os jovens. Seria uma maneira de aproximar a população da região perto da faculdade com a divulgação científica! O que vocês acham? Ia ser legal se tivesse uma sala dessas, e ia ser bem útil, tenho certeza (:

Bom, é isso, na quarta a gente conversa melhor!

:*



O que é Ciência?

Comentários da Sala

Sobre os comentários da sala, seguirei o mesmo padrão que os comentários do grupo “Software Livre e Pirataria”, com a opinião/resposta de cada um do grupo nos comentários do post.

Alexandre (monitor)
Perguntar-se o que é ciência. Paradoxo entre subjetividade e ciência. Divulgação para quem?

Nathalie (Paradigma e Globalização)
- Propor ou realizar DC nas escolas?
- Sobre o comentário do grupo de Software Livre: a repetição é necessária para novas discussões e atualizações
- Cuidado com o que é divulgado: informações erradas.

Leonardo (Impactos da UFABC)
Sobre os outros comentários: Como o blog é um “diário de bordo”, a desorganização faz parte. Quanto à “Super Interessante”, melhor esta do que “Caras”: pode ser a porta de entrada para a ciência e à pesquisa para certo tipo de público.

Gabriela Gomes (Rivalidade no Futebol)
Sobre as restrições existentes na divulgação científica no Brasil: o problema da falta de divulgação científica estaria na população e não na forma de se divulgar, uma vez que a maioria desta população (sem generalizar) prefere saber o que acontecerá na novela das 20h a comprar uma revista científica. Seria algo da “cultura” brasileira. Qual a visão do grupo sobre isso e qual(is) a(s) possível(eis) solução(ões)?

Marina Estima (Enchentes)
Na Europa, crianças têm aula dentro de museus. Analisar maior interesse pela ciência em países desenvolvidos.

Paulo (Rivalidade no Futebol)
- Divulgação científica da UFABC em uma escola de ensino médio estadual no projeto final da disciplina Introdução às Engenharias. Alunos se interessavam pelos projetos mais chamativos. Questão: como chamar a atenção dos alunos para que a divulgação científica seja, de fato, efetiva?
- Banners: intervenção limitada.
- Sugestão: intervenções mais participativas, como o agendamento de escolas de ensino médio para visitas monitoradas à universidade ou a realização de palestras com o intuito da divulgação científica nessas escolas.

Comentários do Grupo Software Livre e Pirataria

Primeiramente, queiram me desculpar pela demora, a dinâmica da faculdade meio que impossibilitou uma dedicação exclusiva a este post, mas aqui está. Colocarei aqui alguns dos pontos anotados pela Amanda sobre os comentários do grupo “Software Livre e Pirataria” acerca do nosso projeto-blog. Colocarei meu ponto de vista nos comentários deste post, e assim gostaria que cada um do grupo também fizesse, com isso, o post não generaliza a opinião do grupo e cada um pode falar o que pensa sobre o assunto.

Negativos
- Organização no blog
- Temas “jogados”
- Temas repetidos (Ex: revista Recreio)
- Muita citação e pouca discussão
- Post sobre os conceitos ficou confuso

Positivos
- Boa apresentação
- Fontes boas
- Posts sobre Cientec e Sabina
- Exposição de opiniões pessoais

Sugestões
- Patamares da divulgação científica
- Conhecer melhor o público alvo
- Cuidado com generalizações
- DC na UFABC

Conceitos

Entaum pessoal, estava pensando e tentando encontrar algo para englobar os conceitos vistos nas aulas e através dos conceitos vistos nos artigos, porém é complicado de fazer essa correlação. Uma das coisas que comecei a refletir através das aulas é que nós, de uma maneira geral somos levados a fazer generalizações (talvez isso já seja uma generalização), isto talvez seja pelo fato da pouca experiencia que os jovens possuem diante de um mundo de idéias, culturas e tantos costumes diferentes, às vezes, algo que seja tão diferente ou "parecer de outro mundo" pode ser um costume ou uma maneira de pensar de uma familia vizinha, por isso, acho que alguns assuntos não devem ficar presos a conceituação, pois como visto, a atribuição de significados que cada pessoa pode dar ou ter sobre um mesmo assunto pode ser vasta, assim acho que o que importa neste trabalho do blog que estamos fazendo e que todos estão envolvidos é a exposição dos temas de acordo com a opinião de cada um, ou seja tentar expor o que se pensa sobre o assunto do ponto de vista individual, mas é claro, aceitar todas opiniões e discuti-las pois só assim, pode se chegar a um consenso ou talvez, prevalescer o dissenso.
Bom, com isso, vou tentar fazer uma correlação entre os temas abordados (de uma maneira geral) com os conceitos expostos nas aulas de identidade, subjetividade, diversidade, comunidade, cultura, etc.
Conforme exposto, podemos atribuir à palavra identidade as caracteristicas de determinados grupos na sociedade e cada pessoa, queira ou não acaba estando inserida em algum grupo sendo assim possui caracteristicas semelhantes, portanto uma identidade. Levando este conceito para a divulgação cientifica, podemos ver que há diversos publicos para um mesmo tipo de informação, por exemplo, em revistas, há diversas revistas para diferentes grupos de pessoas; dentro destas há diferentes assuntos que cada leitor se identifica melhor. Na internet estes assuntos estão expostos para todos os publicos, basta cada um procurar por determinado assunto (há pessoas que se interessam mais por astronomia, enquanto outras se interessam mais por quimica, e assim vai). Fazendo uma ligação com esta parte de identidade, podemos citar a comunidade e a diversidade como fatores importantes para a identidade. Há inumeras descobertas cientificas, trabalhos cientificos, etc, sendo feitos, assim a diversidade de assuntos cresce a cada momento, podendo interferir na identidade que os grupos assumem; a abrangencia de temas cresce e pode haver a subdivisão de grupos de pesquisa ou mesmo de interesse. Quanto à questão da comunidade, isto pode se modificar de acordo com as midias, ou seja, novamente, fazendo um paralelo com as revistas, por exemplo, uma criança que tem acesso à uma determinada revista; nesta revista há diversos temas que "são de interesse das crianças", assim esta criança vai acabar se identificando com algum dos assuntos abordados, pode não se interessar muito, mas vai se prender à alguma coisa, assim acaba tendo uma influencia da comunidade diante desta criança, ou seja, acaba tendo uma canalização da informação, uma filtração da informação (mesmo que não seja de interesse dos autores), porém esta canalização é necessaria, outras pessoas acabam determinando o que um grupo ira ler e se interessar. Com estas idéias pode entrar o conceito de subjetividade, onde um mundo interno é criado por cada pessoa, e este intimo está contextualizado em uma sociedade. Assim, entra outro conceito, que é a cultura que envolve diferentes assuntos e consequentemente a ciencia. Cada sociedade possui a sua cultura (ou talvez um conjunto de culturas) e dentro desta há certos limites, ou seja, existem assuntos que não são se quer estudados ou divulgados, porém com a globalização isto acaba se tornando mais maleavel, devido ao fato das diferentes culturas acabarem se interligando.
Através destes pontos levantados, acho que pude expressar o que entendi (ou não) pelos conceitos apresentados em aula e tentei fazer uma relação entre eles e o tema (talvez tenha fugido um pouco do tema); há muito mais para ser falado, comentado e disctutido, mas para não se tornar muito cansativo o texto (acredito que já está), acho que estas idéias devem ficar para ser debatidas e expostas na apresentação do projeto.
Estava dando uma olhada no link que a professora havia sugerido para o nosso grupo; o texto fala sobre divulgação cientifica, as formas como estas podem ser expostas, através da linguagem, do discurso, etc. Além disso o título faz referencia à subjetividade e hetereogeneidade no discurso da divulgação cientifica.
Uma parte que eu achei interessante e que podia nos ajudar na parte que haviamos discutidos sorbre o projeto, tanto do banner, quanto do museu de ciencia, é um conteudo que fala sobre a organização textual da divulgação cientifica, e cita uma maneira utilizada no meio jornalistico que é o "gancho frio", onde uma pequena historia é contada para que o leitor se prenda ao artigo ou materia e assim fique interessado sobre o tema. O link do artigo está abaixo.
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=zAhCJU9OcZMC&oi=fnd&pg=PA1&dq=divulga%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica&ots=_lyGaalkvq&sig=ZLJcWKy33pnnbPlTmnPCdu17Bgw#v=onepage&q&f=false

Divulgação Científica | Divulgação Científica

oi pessoal, continuando a pesquisa sobre as revistas, achei um site interessante, que é um trablho realizado pela UFRJ, onde eles tem alguns links de museus, revistas, historia da ciência, entre outros, todos relacionados à divulgação científica. Achei bem intressante, apesar de haver alguns museus internacionais.
http://omnis.if.ufrj.br/~ifbib/divulga.html
abços

Revistas para crianças | Divulgação Científica

oi pessoal,
entaum, estava pesquisando um pouco sobre revistas que abordam temas relacionados à divulgação cientifica, voltada para um publico mais jovem.
eu, em particular sempre gostei da superinteressante, uma revista que todo mês eu comprava, mas agora sou assinante da Galileu, que também segue o mesmo tipo de publicação.
axo que este tipo de divulgação é muito importante, para toda a população de um modo geral, pois acaba afetando pessoas de praticamente todos os estados brasileiros, isto pode ser visto nos comentários que os leitores fazem em todas as revistas, sobre as matérias de revistas anteriores. Além disso, este tipo de divulgação é importante, pois traz de forma bem interessante as inovações tecnológicas, avanços na área biológica, curiosidades sobre fisica, quimica, matemática e até mesmo artigos relacionados a história, geografia, psicologia, etc. os artigos publicados acabam muitas vezes aproximando os leitores das pesquisas realizadas no exterior e até mesmo das pesquisas realizadas nas próprias unversidades no Brasil. Por ser uma revista nacional, muitos artigos são realizados com professores de universidades como USP, UNIFESP, UNESP, entre outras (até o professor Derval que deu aula de ...., já tem uma publicação na super sobre polímeros, quando ele era professor de outra universidade). De um modo geral, axo que esta aproximação entre a sociedade e os pesquisadores é de grande valia para todos.
Este tipo de revista, de um modo geral traz infograficos convidativos que acabam chamando a atenção do publico pelas imagens e os titulos. No entanto, uma coisa que eu acabo não concordando muito, é com a notícia ou exposição do tema de forma tão sencionalista, há algumas matérias que acabam sendo muito sensacionalistas,por exemplo, uma matéria da capa da super, se eu não me engano de 1997, trazia na capa, um título muito chamativo, falava sobre a cura da Aids, a matéria falava sobre umas injeções que estavam sendo estudadas, mas nada tão revolucionario; axo que este tipo de sensacionalismo pode trazer até certo descrédito, por apresentar uma coisa que muitos acabam achando que é mentira, meu pai, por exemplo diz que acha que a maioria das coisas são mentiras, por causa destes títulos tão impactantes. Eu, axo que isto pode ser um pouco prejudicial sobre este aspecto, mas a revista precisa ser vendida e esta é uma ótima estratégia de venda, e por outro lado, este tipo de sensacionalismo, acaba trazendo um maior interesse para o público de forma geral.
A super, Galileu, Mundo Estranho, entre outras são indicadas, sobre meu ponto de vista para um publico mais jovem e que tenha curiosidade sobre ciencia. Sua linguagem é de facil entendimento, com exemplos e figuras que acabam tornando os assuntos mais simples de entender, e os artigo de um modo geral são bem abrangentes e não tão especificos, eu particularmente adoro este tipo de revista.
Há outras revistas, como a Scientific American, e outras internacionais ou até mesmo nacionais que acabam sendo muito interessantes e até indicadas por alguns professores. De fato são muito legais, porém a linguagem delas é bem mais complicada e os temas abordados são muito mais complexos (complexos, porque são muito mais especificos e há muitos termos mais técnicos utilizados, o que acaba tornando a leitura um pouco mais "chata"). Eu quando comecei a faculdade comecei a comprar a Scientific, mas logo percebi que a linguagem é muito mais dificil e muitas vezes os temas abordados pela Scientific, acabam sendo abordados pelas outras revistas, de um modo mais facil para entender, um exemplo é uma edição que foi vendida o ano passado , onde tinha como matéria principal a Pílula da Inteligência, quando eu cheguei na livraria, a Super e a Scientific tinham a mesma matéria de capa (me interessei mais pela Super, por causa desta linguagem mais acessivel e acabei levando para casa).
Bom, acho que o que importa na verdade é a divulgação cientifica que estas revistas acabam proporcionando para todo o publico. Acho que quanto ao problema da linguagem utilizada na exposição dos temas, temos linguagens mais acessiveis e linguagens mais "requintadas", isto é muito importante para aproximar a sociedade deste tipo de publicação.
Quanto à disponibilidade, estas revistas em geral são mensais e possuem um custo entre R$ 10,00 a R$15,00, acho que é um preço razoavel pelo trabalho que a editora tem, porém muitas vezes acaba sendo um preço não tão acessivel.
Estou colocando os links para os sites de algumas revistas já citadas e que possuem matérias muito interessantes.
http://www.super.abril.com.br/home/
http://revistagalileu.globo.com/
http://www2.uol.com.br/sciam/
http://cienciahoje.uol.com.br/
http://mundoestranho.abril.com.br/
Abços