Comentários da Sala

Sobre os comentários da sala, seguirei o mesmo padrão que os comentários do grupo “Software Livre e Pirataria”, com a opinião/resposta de cada um do grupo nos comentários do post.

Alexandre (monitor)
Perguntar-se o que é ciência. Paradoxo entre subjetividade e ciência. Divulgação para quem?

Nathalie (Paradigma e Globalização)
- Propor ou realizar DC nas escolas?
- Sobre o comentário do grupo de Software Livre: a repetição é necessária para novas discussões e atualizações
- Cuidado com o que é divulgado: informações erradas.

Leonardo (Impactos da UFABC)
Sobre os outros comentários: Como o blog é um “diário de bordo”, a desorganização faz parte. Quanto à “Super Interessante”, melhor esta do que “Caras”: pode ser a porta de entrada para a ciência e à pesquisa para certo tipo de público.

Gabriela Gomes (Rivalidade no Futebol)
Sobre as restrições existentes na divulgação científica no Brasil: o problema da falta de divulgação científica estaria na população e não na forma de se divulgar, uma vez que a maioria desta população (sem generalizar) prefere saber o que acontecerá na novela das 20h a comprar uma revista científica. Seria algo da “cultura” brasileira. Qual a visão do grupo sobre isso e qual(is) a(s) possível(eis) solução(ões)?

Marina Estima (Enchentes)
Na Europa, crianças têm aula dentro de museus. Analisar maior interesse pela ciência em países desenvolvidos.

Paulo (Rivalidade no Futebol)
- Divulgação científica da UFABC em uma escola de ensino médio estadual no projeto final da disciplina Introdução às Engenharias. Alunos se interessavam pelos projetos mais chamativos. Questão: como chamar a atenção dos alunos para que a divulgação científica seja, de fato, efetiva?
- Banners: intervenção limitada.
- Sugestão: intervenções mais participativas, como o agendamento de escolas de ensino médio para visitas monitoradas à universidade ou a realização de palestras com o intuito da divulgação científica nessas escolas.

5 comentários:

Matheus Ramin disse...

Obrigado a todos pelas opiniões e sugestões, serão acatadas e analisadas.
Nathalie, sobre propor ou realizar DC nas escolas, a idéia é “divulgação da divulgação científica”, então seria propor a divulgação científica. Ainda discutiremos mais sobre os projetos.
Gabriela, concordo com vc, tem até um post que eu fiz “Divulgação Científica para quê?” falando meio sobre isso. Acredito que a solução esteja (utopicamente falando) no incentivo a divulgação. É uma questão muito complicada para ser discutida rapidamente, pretendemos analisá-la melhor no decorrer do trabalho.
Paulo, como falei pra Nathalie, a idéia (ou ideia?) dos banners ainda não foi muito bem trabalhada, foi só algo que apareceu numa reunião, ainda será discutiremos melhor sobre a proposta de intervenção.

Felipe Shimura disse...

Olha ouvindo/lendo as sugestoes e comentários do pessoal, sei lá, parece que elas seriam "resolvidas" e trabalhadas alquando a gente focasse em qual seria nosso projeto final.

Isa :) disse...

Primeiro obrigada a todos pelas perguntas e sugestões (: Ao decorrer do projeto iremos tentar responde-las e acatar as sugestões de vocês!

Eu concordo com o que o Matheus disse, sobre nosso principal objetivo ser o "divulgar a divulgação científica". Então a intervenção que nós queríamos realizar nas escolas, acho que seria atingida com o banner.
Eu e a Letícia logo ficamos viajando sobre fazer um tipo "show da física" da usp aqui na ufabc, seria mais um "show da ciência" aqui! Trazendo alunos de fora, com os alunos realizando os shows e tals. Isso até poderia contar como horas pra gente, ia ser bem legal! Mas infelizmente agora não podemos fazer nada né? Precisamos pelo menos esperar o bloco A ser concluído, daii poderemos falar com o DCE e propor esse assunto! Mas por enquanto, está mais na nossa realidade o banner divulgando a divulgação científica! =)

Respondendo o comentário da Gabriela: Eu acho que falta um pouco de educação e costume por parte das pessoas (por mais que isso possa soar como clichê). Pensa, se você desde pequena é incentivada pelos seus pais a ler revistas, saber sobre as novidades tecnológicas, novidades científicas, quando você crescer esse hábito continuará e possivelmente você passará isso para os seus filhos. Se esse tipo se costume não é incentivado em casa, deveria ser incentivado pela escola, oferecendo as revistas e acesso a internet (e outros meios de comunicação) já que nem toda a população tem condições de comprar. A escola levar os alunos para museus da ciência etc também seria um incentivo. Disponibilizar documentários e um lugar para assisti-los também! (: Não sei se você quis se referir a uma solução geral, ou uma solução que nós, alunos da ufabc, podemos tentar encontrar. Eu acho que nós podemos fazer aqui na universidade esse encontro com a população! Disponibilizando material e acesso sobre ciência, tecnologia, etc. Uma sala para poder assitir documentários, computadores para pesquisa, livros para consulta local, etc. Acho que seria interessante (:

Isa :) disse...

vou continuar aqui, aquele comentário já estava muito grande! hahaha

Entãoo
Pra Má: Eu acho isso super legal meu, seria ótimo se tivesse isso aqui! Tenho certeza que seria um incentivo muito grande, aprender olhando de perto, tendo contato com o que é aquilo que você está aprendendo! Seria bem legal! Espero que um dia possamos falar que aqui no Brasil também as crianças tenham aulas em museus =)

Ao Paulo, acho que foi mais ou menos isso que eu e o Matheus falamos! Claro que uma intervenção direta, visitas, palestras seria mais efetivo na divulgação científica. Mas nosso objetivo nesse projeto é divulgar a divulgação científica!

Espero que as dúvidas tenham sido esclarecidas. Se elas permanecerem, ou qualquer outra podem comentar aqui ou perguntar diretamente pra gente =)

beeijo!

João Marcelo disse...

Olá Isa, acho a idéia do show de física da UFABC maravilhosa, no entanto realmente carecemos de espaço, porém como nesta disciplina de EDS o objetivo principal não é a execução ou não do projeto eu sugeriria que vcs apenas projetassem o show. Este projeto poderia constar com o a infraestrutura necessária, os materiais, a quantidade de alunos envolvidos, as experiências que serão realizadas, entre outros aspectos importantes. Depois de posse deste processo vcs poderiam até mesmo pedir bolsa de pesquisa ou qualquer incentivo para a realização do mesmo......
Abraços João - Pirataria e Software Livre

Postar um comentário