Conceitos

Entaum pessoal, estava pensando e tentando encontrar algo para englobar os conceitos vistos nas aulas e através dos conceitos vistos nos artigos, porém é complicado de fazer essa correlação. Uma das coisas que comecei a refletir através das aulas é que nós, de uma maneira geral somos levados a fazer generalizações (talvez isso já seja uma generalização), isto talvez seja pelo fato da pouca experiencia que os jovens possuem diante de um mundo de idéias, culturas e tantos costumes diferentes, às vezes, algo que seja tão diferente ou "parecer de outro mundo" pode ser um costume ou uma maneira de pensar de uma familia vizinha, por isso, acho que alguns assuntos não devem ficar presos a conceituação, pois como visto, a atribuição de significados que cada pessoa pode dar ou ter sobre um mesmo assunto pode ser vasta, assim acho que o que importa neste trabalho do blog que estamos fazendo e que todos estão envolvidos é a exposição dos temas de acordo com a opinião de cada um, ou seja tentar expor o que se pensa sobre o assunto do ponto de vista individual, mas é claro, aceitar todas opiniões e discuti-las pois só assim, pode se chegar a um consenso ou talvez, prevalescer o dissenso.
Bom, com isso, vou tentar fazer uma correlação entre os temas abordados (de uma maneira geral) com os conceitos expostos nas aulas de identidade, subjetividade, diversidade, comunidade, cultura, etc.
Conforme exposto, podemos atribuir à palavra identidade as caracteristicas de determinados grupos na sociedade e cada pessoa, queira ou não acaba estando inserida em algum grupo sendo assim possui caracteristicas semelhantes, portanto uma identidade. Levando este conceito para a divulgação cientifica, podemos ver que há diversos publicos para um mesmo tipo de informação, por exemplo, em revistas, há diversas revistas para diferentes grupos de pessoas; dentro destas há diferentes assuntos que cada leitor se identifica melhor. Na internet estes assuntos estão expostos para todos os publicos, basta cada um procurar por determinado assunto (há pessoas que se interessam mais por astronomia, enquanto outras se interessam mais por quimica, e assim vai). Fazendo uma ligação com esta parte de identidade, podemos citar a comunidade e a diversidade como fatores importantes para a identidade. Há inumeras descobertas cientificas, trabalhos cientificos, etc, sendo feitos, assim a diversidade de assuntos cresce a cada momento, podendo interferir na identidade que os grupos assumem; a abrangencia de temas cresce e pode haver a subdivisão de grupos de pesquisa ou mesmo de interesse. Quanto à questão da comunidade, isto pode se modificar de acordo com as midias, ou seja, novamente, fazendo um paralelo com as revistas, por exemplo, uma criança que tem acesso à uma determinada revista; nesta revista há diversos temas que "são de interesse das crianças", assim esta criança vai acabar se identificando com algum dos assuntos abordados, pode não se interessar muito, mas vai se prender à alguma coisa, assim acaba tendo uma influencia da comunidade diante desta criança, ou seja, acaba tendo uma canalização da informação, uma filtração da informação (mesmo que não seja de interesse dos autores), porém esta canalização é necessaria, outras pessoas acabam determinando o que um grupo ira ler e se interessar. Com estas idéias pode entrar o conceito de subjetividade, onde um mundo interno é criado por cada pessoa, e este intimo está contextualizado em uma sociedade. Assim, entra outro conceito, que é a cultura que envolve diferentes assuntos e consequentemente a ciencia. Cada sociedade possui a sua cultura (ou talvez um conjunto de culturas) e dentro desta há certos limites, ou seja, existem assuntos que não são se quer estudados ou divulgados, porém com a globalização isto acaba se tornando mais maleavel, devido ao fato das diferentes culturas acabarem se interligando.
Através destes pontos levantados, acho que pude expressar o que entendi (ou não) pelos conceitos apresentados em aula e tentei fazer uma relação entre eles e o tema (talvez tenha fugido um pouco do tema); há muito mais para ser falado, comentado e disctutido, mas para não se tornar muito cansativo o texto (acredito que já está), acho que estas idéias devem ficar para ser debatidas e expostas na apresentação do projeto.

7 comentários:

Matheus Ramin disse...

Muito bom, Gustavo. Gostei do texto. Realmente as generalizações fazem parte da "identidade" do jovem (acabei usando uma generalização para explicar a generalização - é um ciclo vicioso, hahaha). Achei mto interessante a relação dos conceitos a disciplina, e nisso que vc escreveu deu pra ver bem como cada conceito se interliga facilmente com outro, conforme tínhamos comentado na reunião de ontem.

Anônimo disse...

Então pessoal, eu sou o Francisco do grupo de softwares. Eu creio que talvez os nossos comentarios tenham sido ou mal interpretados ou mal expostos por nos mesmos. A primeira coisa que fizemos ao chegar na frente da sala de aula foi perguntar se voces queriam ouvir primeiro a parte boa ou a ruim...

Falamos que a apresentacao de voces ficou maravilhosa, as suas fontes sao muito boas, falamos isto no inicio e reitero agora, a pesquisa de voces tem muito merito.

Os nossos comentarios foram para a construçao do trabalho de voces, colocamos os problemas encontrados e discutidos por nos, e voces estao no meio do trabalho, podem sempre melhorar.
Eu creio que podemos ser construtivos uns para com os outros, e nos ajudarmos a fazermos um trabalho melhor.

Eu sou o unico do grupo que consegui ate agora postar aqui, porque ja tenho uma conta do blogspot, mas eu nao estava encarregado desta parte. Então, finalizando reitero o valor do trabalho de voces. E caso tenhamos falhado na nossa exposicao, peço desculpas. Lembrem-se que o objetivo desta primeira apresentacao e justamente melhorar o nosso resultado final.
Obrigado.

Unknown disse...

Gente retomando um pouco do que Francisco falou e também expondo algumas outras idéias minhas.

A apresentação de vocês foi muito boa, abordou tudo o que a professora falou que precisava, a proposta de intervenção é muito interessante e vocês discutiram os conceitos da disciplina.

Quanto ao blog eu senti falta de:
- Comentários vocês junto com os posts onde são citados os artigos e textos.
- Um post falando da apresentação de hoje...
- Uma relação mais clara entre os conceitos da disciplina e o tema de vocês.
- Mais estatísticas.

O conteúdo do blog de vocês está muito bom! As citações são artigos e textos científicos, isso é muito interessante, e o conteúdo está excelente!

Parabéns pelo trabalho!

Bruna disse...

Boa noite pessoal, como havíamos falado na aula, conversei com a professora a respeito da troca de grupo e am mesma pediu que formalizasse pelo blog dizendo o motivo e desse uma satisfação ao grupo.
Peço agora, que vocês por gentileza me coloquem como autora para que eu possa postar algumas coisas que tenho aqui e também que alguém possa oficializar a minha entrada no grupo.

Segue o link do meu blog, onde vou colocar um pouco para que vocês possam me conhecer um pouco e também segue meu e-mail.

Abraços a todos e bom feriado

Brun

E-mail e msn: brds.eng@hotmail.com
Link Blogspot: http://brds-eng.blogspot.com/

Unknown disse...

Olá pessoal,
Meu nome é João Marcelo sou do grupo Software livre e pirataria,gostaria de solicitar-lhes a criação de um post com o parecer da apresentação do grupo hoje, pois estou verdadeiramente chateado com a repercussão dos nossos comentários referentes ao grupo de vcs. Muita gente está especulando, postando comentários demonstrando indignação, gostaria muito de saber a opinião de vcs.
Um abraço a todos,
João Marcelo

Bruna disse...

Boa tarde, segue link de um trecho de um programa que retrata a divulgação científica, ahcei bem interessante: http://www.youtube.com/watch?v=Wyr20T8-Euc

Bruna

Isa :) disse...

Calma galera, a gente entendeu o ponto de vista de vocês!
É que do jeito que vocês falaram a classe ficou meio assustada e tals, mas sem problemas.
O ruim dessa apresentação, na minha opinião, é porque nós não tivemos direito de réplica! Vou esperar o Matheus do meu grupo postar sobre a apresentação pra eu poder comentar mais sobre isso.
A única coisa que eu fiquei meio assim, é que vocês queriam que o blog fosse algo extremamente organizado, o que não acontece em blogs normalmente o/ Num blog cada um posta o que quiser, não tem uma linha a se seguir. E se tem um assunto que foi postado diversas vezes, é porque somos pessoas DIFERENTES, com PONTOS DE VISTA DIFERENTES. Então cada um que postou sobre um mesmo assunto, relatou a sua opinião, sua experiência de vida sobre aquele assunto.
Eu concordo que deveríamos ter discutido mais alguns posts, mas essa primeira parte era pra gente se orientar, pra saber mais sobre o assunto e começar um proejeto mais legal.
No post sobre a apresentação eu comento mais coisas.

Beijo!

Postar um comentário