Resumo

De maneira a sintetizar o projeto realizado durante a disciplina, neste post serão abordados alguns tópicos que foram levados em conta para a construção do projeto.
Primeiramente, o blog esteve sempre aberto para criticas e comentários a respeito do nosso trabalho e após a primeira rodada de discussões procuramos nos corrigir em certos aspectos propostos pelos colegas e esperamos que tenhamos conseguido preparar um projeto válido e que tenha um certo impacto social.
O projeto final foi a criação de um cartaz expositivo para ser implantado em escolas de ensino médio e fundamental, tendo como informações principais a localização de parques do conhecimento e locais com atrações cientificas para o publico, além do endereço do blog e do Twitter.
A escolha para a divulgação do cartaz em escolas foi devido ao fato de que crianças e jovens são um público que está aberto a novas idéias e em muitos casos tendo um primeiro contato com a ciência, sendo assim, os parques do conhecimento e revistas cientificas (um tema já discutido, e que será abordado nos demais parágrafos) são um grande atrativo, ou pelo menos tenta ser, para este público, tendo como objetivo despertar um novo olhar pela ciência e um conhecimento mais abrangente. A justificativa do projeto foi abordado em posts anteriores, esta é apenas uma visão mais geral sobre o projeto em si.
A questão das revistas científicas pode ser debatida por alguns quanto a sua veracidade e o seu sensacionalismo, mas são de grande importância para o público jovem por abordar temas científicos dos mais variados e acordando com as idades. Sobre a questão das estatísticas em relação a que público se destina as revistas, em um artigo de doutorado da doutora Márcia Borin da USP, ela aborda uma pesquisa sobre a que publico se destina algumas das revistas, porém percebeu-se que mesmo entre o grupo destinado, em muitos casos as pessoas não tem contato direto com este tipo de veiculo de informação, muitas vezes apenas ouviram falar das revistas, mas não conhecem ao certo os temas encontrados. O artigo também revela que as revistas SUPERINTERESSANTE e Galileu apresentam certo descrédito na comunidade cientifica por abordar de forma muito superficial os textos e apresentar muita propaganda em seus exemplares, por outro lado a revista Ciência Hoje é mais bem vista por este meio cientifico e destina-se a um grupo mais seleto, como graduandos, alunos e professores de ensino médio e pessoas interessadas em ciência; enquanto que a revista Scientific American possui muito crédito e é destinada a pessoas com um maior nível intelectual.
O artigo referido acima da doutora Márcia Borin, trata de temas muito relacionados ao nosso projeto de divulgação cientifica, ela traz a parte conceitual envolvendo a divulgação cientifica com autores como Bathkin, Vogt, entre outros. É um trabalho muito bem feito que também traz entrevistas realizadas com alunos. Nessas entrevistas a pesquisadora faz perguntas do tipo: “Quando você teve contato com a ciência, ouviu falar...?”, as respostas dos alunos foi que começaram a ter um maior contato a partir da oitava série e ensino médio. Está aí outro fato que pode justificar parte do nosso projeto, querer deixar essa ciência mais acessível aos estudantes e não deixar que este contato demore muito a acontecer.
Outro ponto que o grupo abordou em relação ao projeto final, foi a criação de uma sala na própria universidade que tratasse de assuntos sobre ciência, seria uma sala que pudesse ser visitada pela comunidade e promovesse uma maior interação entre comunidade e universidade, porém esta idéia não foi muito aprofundada pelos problemas físicos da universidade no exato momento, entre outros, mas seria uma idéia relevante para o futuro da universidade.
Outro tópico abordado no nosso blog foi a criação do Twitter, que tem como objetivo a atualização de forma mais rápida e objetiva do blog, onde os integrantes colocam artigos em destaque das revistas e locais para visitação com exposições que estão ocorrendo no momento. O endereço do Twitter também é divulgado no cartaz e é constantemente atualizado pelo grupo.
Sintetizando o post, queremos deixar claro que essa possível intervenção nas escolas com cartazes serviria para tentar aproximar crianças e jovens da cultura cientifica, através de artigos de revistas, parques do conhecimento e artigos científicos de um modo geral, é claro que o interesse pela ciência deve despertar em cada individuo, e nosso projeto não seria a solução para esta problematização da divulgação científica, creio que seria apenas um auxiliador.
Gustavo

0 comentários:

Postar um comentário