Revistas para crianças | Divulgação Científica

oi pessoal,
entaum, estava pesquisando um pouco sobre revistas que abordam temas relacionados à divulgação cientifica, voltada para um publico mais jovem.
eu, em particular sempre gostei da superinteressante, uma revista que todo mês eu comprava, mas agora sou assinante da Galileu, que também segue o mesmo tipo de publicação.
axo que este tipo de divulgação é muito importante, para toda a população de um modo geral, pois acaba afetando pessoas de praticamente todos os estados brasileiros, isto pode ser visto nos comentários que os leitores fazem em todas as revistas, sobre as matérias de revistas anteriores. Além disso, este tipo de divulgação é importante, pois traz de forma bem interessante as inovações tecnológicas, avanços na área biológica, curiosidades sobre fisica, quimica, matemática e até mesmo artigos relacionados a história, geografia, psicologia, etc. os artigos publicados acabam muitas vezes aproximando os leitores das pesquisas realizadas no exterior e até mesmo das pesquisas realizadas nas próprias unversidades no Brasil. Por ser uma revista nacional, muitos artigos são realizados com professores de universidades como USP, UNIFESP, UNESP, entre outras (até o professor Derval que deu aula de ...., já tem uma publicação na super sobre polímeros, quando ele era professor de outra universidade). De um modo geral, axo que esta aproximação entre a sociedade e os pesquisadores é de grande valia para todos.
Este tipo de revista, de um modo geral traz infograficos convidativos que acabam chamando a atenção do publico pelas imagens e os titulos. No entanto, uma coisa que eu acabo não concordando muito, é com a notícia ou exposição do tema de forma tão sencionalista, há algumas matérias que acabam sendo muito sensacionalistas,por exemplo, uma matéria da capa da super, se eu não me engano de 1997, trazia na capa, um título muito chamativo, falava sobre a cura da Aids, a matéria falava sobre umas injeções que estavam sendo estudadas, mas nada tão revolucionario; axo que este tipo de sensacionalismo pode trazer até certo descrédito, por apresentar uma coisa que muitos acabam achando que é mentira, meu pai, por exemplo diz que acha que a maioria das coisas são mentiras, por causa destes títulos tão impactantes. Eu, axo que isto pode ser um pouco prejudicial sobre este aspecto, mas a revista precisa ser vendida e esta é uma ótima estratégia de venda, e por outro lado, este tipo de sensacionalismo, acaba trazendo um maior interesse para o público de forma geral.
A super, Galileu, Mundo Estranho, entre outras são indicadas, sobre meu ponto de vista para um publico mais jovem e que tenha curiosidade sobre ciencia. Sua linguagem é de facil entendimento, com exemplos e figuras que acabam tornando os assuntos mais simples de entender, e os artigo de um modo geral são bem abrangentes e não tão especificos, eu particularmente adoro este tipo de revista.
Há outras revistas, como a Scientific American, e outras internacionais ou até mesmo nacionais que acabam sendo muito interessantes e até indicadas por alguns professores. De fato são muito legais, porém a linguagem delas é bem mais complicada e os temas abordados são muito mais complexos (complexos, porque são muito mais especificos e há muitos termos mais técnicos utilizados, o que acaba tornando a leitura um pouco mais "chata"). Eu quando comecei a faculdade comecei a comprar a Scientific, mas logo percebi que a linguagem é muito mais dificil e muitas vezes os temas abordados pela Scientific, acabam sendo abordados pelas outras revistas, de um modo mais facil para entender, um exemplo é uma edição que foi vendida o ano passado , onde tinha como matéria principal a Pílula da Inteligência, quando eu cheguei na livraria, a Super e a Scientific tinham a mesma matéria de capa (me interessei mais pela Super, por causa desta linguagem mais acessivel e acabei levando para casa).
Bom, acho que o que importa na verdade é a divulgação cientifica que estas revistas acabam proporcionando para todo o publico. Acho que quanto ao problema da linguagem utilizada na exposição dos temas, temos linguagens mais acessiveis e linguagens mais "requintadas", isto é muito importante para aproximar a sociedade deste tipo de publicação.
Quanto à disponibilidade, estas revistas em geral são mensais e possuem um custo entre R$ 10,00 a R$15,00, acho que é um preço razoavel pelo trabalho que a editora tem, porém muitas vezes acaba sendo um preço não tão acessivel.
Estou colocando os links para os sites de algumas revistas já citadas e que possuem matérias muito interessantes.
http://www.super.abril.com.br/home/
http://revistagalileu.globo.com/
http://www2.uol.com.br/sciam/
http://cienciahoje.uol.com.br/
http://mundoestranho.abril.com.br/
Abços

3 comentários:

Vanessa Morbidelli disse...

Gente! Estamos fazendo uma pesquisa sobre os tipos de manifestações culturais que vocês gostariam de ver na facul.
Entrem no nosso blog e votem!

http://projetoufabcultura.blogspot.com/

É importante a participação de vocês! =)
Quem quiser ajudar a divulgar, agradecemos! ^^


Em relação ao post, acho super interessante esse tipo de revista, uma vez que esta aproxima os leitores do mundo científico de maneira menos formal, usando uma linguagem menos tecnica e de fácil entendimento.

Bjos!!

Flavia Marinho disse...

Oi Gustavo!!!
Legal sua colocação e seus pontos de vista em relação às diferentes literaturas científicas. Eu por exemplo, comecei a ter contato c/ artigos e tal soh na facul msm, mas eu acho que se eu (minha experiencia, não sei se aplica a tds) tivesse lido + trabalhos acadêmicos antes de encarar um curso superior, eu conheceria um pco + sobre as aŕeas de atuação para as quais prestei vestibular e não teria abandonado/trocado tanto assim de curso...pra vc ter uma ideia, era para eu ter me formado anos retrasado se não tivesse largado tantos cursos :/
Super important haver este contato o qto antes entre os sujeitos e a divulgação científica!!!

Unknown disse...

Gustavo, eu gostei muito do seu post, ele mostra de forma clara como essas revistas divulgam a ciência a as diferenças entre elas.

Uma coisa que eu gostaria de acrescentar é que a Super Interessante é feita tendo em vista o "povo" como público alvo e por isso tem uma linguagem bem acessível e não aprofunda tanto algumas coisas. Já a Scientific American tem um nível mais alto, é uma revista para pessoas que já passaram por uma graduação e querem uma informação mais profunda e com mais fontes.

Postar um comentário