Justificativa para o projeto - Divulgando a DC

JUSTIFICATIVA
Com publico alvo definido em adolescentes estudantes do ensino médio e fundamental, o projeto visa a divulgação dos vários meios de se divulgar a ciência. Como diz no blog em que é colaboradora, a Professora Flora Inês Mattos Costa, doutora em ciências pela universidade de São Paulo, explica “Divulgar ciência ajuda a melhorar a educação. A divulgação atrai jovens ou entusiastas para o convívio no meio científico e ajuda a desmistificar conceitos equivocados e mitos sobre o papel do cientista. Divulgar ciência é o único meio de conter uma onda mística da qual surgem cada dia mais os que abusam da boa fé de nosso povo.” A sua afirmação ainda pode ser complementada pela do divulgador científico José Reis (KREINZ, 2004), que ao definir um dos papéis da divulgação científica, afirmou: "a divulgação científica realiza duas funções que se completam: em primeiro lugar, a função de ensinar, suprindo ou ampliando a função da própria escola; em segundo lugar, a função de fomentar o ensino".
A importância de divulgação científica é tamanha que a própria FAPESP cede uma área de seu site para que a ciência em âmbito geral seja divulgada (http://www.agencia.fapesp.br/secao/4/divulgacao_cientifica.htm). Quando nos questionamos porque, no Brasil, a ciência não é tão bem divulgada, chegamos a que resposta? Nós do grupo particularmente pensamos em despreparo e falta de interesse. Despreparo quanto ao fato de que saber ciência, não significa saber explicar e transmitir ciência, e muitas vezes achamos que falta paciência e interesse em fazer isso para pessoas que não tem conhecimento prévio.
Divulgar ciência constitui também uma maneira de complementar a educação, que na maioria dos casos, ocorre de forma deficiente. A divulgação científica pode ser uma forma de atrair os jovens para o aprendizado de ciências e também manter atualizados os professores do ensino fundamental e médio (VIEIRA, 1998).
A escolha do publico alvo e do tema se justifica em vista da necessidade de novos cientistas no país, pelo poder de conhecimento que pode ser adquirido através da ciência e pelo entretenimento que esta pode proporcionar através dos parques científicos, como o Parque Sabina, e assim incentivar as jovens mentes de hoje a um futuro na ciência.
Portanto, pelo que foi apresentado no contexto dessa justificativa, o grupo escolheu uma forma de incentivo aos estudantes de ensino fundamental e médio, para aliviar a aversão à palavra “Ciência” que os alunos demonstram e mostrar que a ciência além de interessante pode ser também divertida.

0 comentários:

Postar um comentário