DC no interior dos estados

Achei um link falando sobre um projeto pra promover a DC no interior do Mato Grosso do Sul.

[...]Contudo, mesmo como mercado consumidor é necessário um conhecimento mínimo para o uso de determinados produtos a tecnologia de informação, por exemplo. Embora a educação em seu sentido humanista deva ir além do simples adestramento de consumidores, é importante salientar que no atual contexto sócioeconômico esse tipo de “educação” tem uma função importante. Neste sentido as formas de avaliar uma população como “alfabetizada”, ou não, devem mudar nas próximas décadas, inserindo critérios relacionados ao mundo da informática.
Como solucionar isso? As respostas não são simples!
Nesta perspectiva a popularização da ciência está em pauta novamente. Não somente por meio dos projetos já conhecidos por todos que debatem o assunto, mas, principalmente pelo apoio institucional do próprio governo federal, através do recém criado Departamento de Popularização da Ciência e Difusão de Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
A questão não encontra solução em uma única medida ou setor do país. pois , no que tange ao papel da Universidade, enquanto setor majoritário da produção científica nacional, muita coisa pode ser realizada. Assim, universidades como USP, UFRJ, PUC-RS entre outras , e alguns institutos especializados como: Osvaldo Cruz e Adolfo Lutz, buscam, no bojo de suas realizações, tornar acessível à sociedade civil, através da extensão e agências de divulgação, os resultados de suas pesquisas e atividades diversas desenvolvidas.[...]

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0218-1.pdf

Lendo esse trecho, pensei em outro subtema, como meios de DC em universidades, tanto internamente como para a população.
Por exemplo, na disciplina que cursei, nosso 'projeto final' era montar um blog sobre a DC da nanotecnologia (http://grandepequenomundo.wordpress.com/).
Pensei assim, a UFABC tem vários projetos de pesquisa e taals, poderíamos fazer um blog com isso, sabe? divulgando como estão evoluindo essas pesquisas e taals. Acho que ia ser legal, e ae?

Voltando à DC no interior.
Acho que esse tema vai ser um dos mais difíceis daqueles, o que acham?

1 comentários:

Felipe Shimura disse...

Oi Mandy! =)
Eu gostei bastante da sua idéia de se fazer um blog que contém informação das pesquisas que estão sendo realizadas na UFabc. Claro que isso exigiria muito trabalho, já que são muitasssss pesquisas feitas por professores, alunos e sei lá mais quem. Mas isso possibilitaria uma grande divulgação, e um contato maior entre alunos da UFabc, e de outras pessoas que acessarem o blog com o mundo das pesquisas - que nãm se limita em avanços extraordinários na medicina que curam doenças, robôs japoneses, descobertas do genoma humano e etc.
E durante a criação do blog poderíamos conversar com os pesquisadores e já ver o que eles pensam sobre a divulgação cientifica, as críticas, o que pensam sobre esse tipo de projeto, e compreender a pesquisa dele é claro^^
Abraços.

Postar um comentário