Dúvidas [2]

Aproveitando a postagem do Felipe, eu gostaria de levantar novos questionamentos.
Além da duvida se toda a informação deve ser divulgada para a população, como seria a reação dessa população?
Será que realmente se importariam com todo esse conhecimento dísponivel? Será que iriam atrás para conhecer a ciência?
Toda a divulgação exige um publico alvo, a pergunta que eu gostaria de colocar é, será que esse público realmente quer essa informação?
Eu espero que sim :)

Abraços,
Lucas Felippini Rossetti

2 comentários:

Gustavo disse...

Bom, eu tbm espero que sim, porém o publico em geral, na minha opinião está mais preocupado em programas fúteis e que possam render alguma fofoca, mas a busca pelo conhecimento cientifico ou o próprio interesse por estas questões acabam sendo minimizados, acho que tudo isto está relacionado ao enfoque que a mídia faz sobre os programas científicos. Como ja foi discutido, os programas relacionados à ciência ficam de lado; são exibidos em horarios sem audiência nehuma. Havia um programa na Record aos domingos, que falava sobre ciência e algumas experiências, mas foi substituido pelo programa do gugu.rsrsrs
Em relação ao fato das pessoas se interessarem por essa informação cientifica, acho que é algo cultural; o ensino brasileiro é defasado e em muitas escolas públicas o descaso com o aprendizado é enorme, isto acaba gerando problemas educacionais, sociais e afeta o próprio desenvolvimento do país, e se estes alunos não se preocupam nem com o ensino básico, o que se dirá sobre um conhecimento mais cientifico?

Felipe Shimura disse...

Outra dificuldade que a divulgação cientifica traria seria a maneira de expressar as informações, o tipo de vocabulario usado. Porque querendo o não como o Gusthavo citou no post de cima, o ensino básico das escolas é muito defasado, e o povo brasileiro ainda possui analfabetos. Como seria explicar para a grande maioria sobre as pesquisas??!!
P.S.: por exemplo, minha professora do CFC - nada contra ela - disse que água destilada é uma água muito tóxica, para tomar cuidado quando for preencher a bateria do carro. Agora imagina a dificuldade na interpretação de um artigo científico.

Postar um comentário