Divulgação Científica através da integração de Cidadãos comuns.

Sempre que pensamos em pesquisa científica,por uma certa obviedade, nos vem na cabeça a imagem de indivíduos que estejam cursando ensino superior, indo desde uma graduação até o título de doutorado.O que não sabemos é que, cidadãos sem ter necessariamente uma bagagem complexa de conhecimentos científicos.

Com projeto desenvolvido em cooperação entre Portugal e Espanha na área da e-Ciência, surge o Ibercivis- uma plataforma de computação voluntária que permite a participação dos cidadãos na investigação científica de uma maneira direta e em tempo real.
Este projeto visa englobar o maior número possível de cidadãos na computação voluntária, usando a capacidade de cálculo do computador em momentos de inatividade para realizar as tarefas associadas a um projecto de investigação científica.

A presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica de Portugal, Rosália Vargas, explicou que esta "é uma oportunidade de envolver o cidadão, todas as pessoas, de todas as idades e de todas as formações. Basta que tenha um computador e que queiram colocá-lo ao serviço da ciência".Ela ainda salientou que "fazer a ligação entre a comunidade científica e as escolas e entre a comunidade científica e a comunidade em geral".

Pelo fato de promover a integração científica, acaba por criar uma comunidade e uma rede social de colaboração científica.

A seguir, um vídeo explicativo sobre a plataforma.Seu uso é simples, o que facilita a integração de pessoas com menor nível de familierariedade com a pesquisa científica.




O link para a página do projeto:http://www.ibercivis.pt

0 comentários:

Postar um comentário