Divulgação para quê?


Achei muito interessante os últimos posts do blog, e enquanto os analisava, me veio à mente: para que serve a divulgação científica na mídia? Mesmo que seja possível divulgar a ciência, o que o "povão" fará com ela? Lendo um post no blog da disciplina sobre a Identidade Cultural de um povo (http://estruturaedinamicasocial.blogspot.com/2010/03/identidade-cultural-dicionario-de.html), a autora diz:

"As identidades, que eram definitivas, tornaram-se temporárias. A diversidade cultural que o mundo apresenta hoje, as múltiplas e flutuantes identidades em processo contínuo de construção, a defesa do fragmentário, das parcialidades e das diferenças, trouxeram, como corolário, uma volatilidade das identidades que se inscrevem em uma outra lógica: da lógica da identidade para a lógica da identificação. Da estabilidade e segurança garantidas pelas identidades rígidas, à impermanência, mutabilidade e fluidez da identificação. Não é mais possível fechar em torno de uma só questão as referências da prática individual e coletiva, e as dimensões em que se situam, constantemente superpõem-se em vários estratos vacilantes."

Hoje podemos pensar que de nada adiantaria aumentar ou incentivar a divulgação científica na TV aberta ou na mídia em geral, pois temos o estereótipo do brasileiro Macunaíma (preguiçoso e metido a esperto). Mas e essa mutabilidade e dinâmica cultural citada no excerto acima, será que é impossível mudar o pré-julgado comportamento social da maioria da população brasileira?

Com esse pensamento utópico, concluo meu post e deixo vagueando mais perguntas...

0 comentários:

Postar um comentário