Dúvida sobre divulgação científica.

Oi pessoal! =)
E nossa realmente essa prova de FVV... exigiu uma dedicação a mais. Mas agora focando para o blog.
Então é o seguinte, pelo que entendi divulgação cientifica seria a ideia de trazer o conhecimento do "mundo científico" para o povo. Logo na minha opinião, eu não vejo a necessidade de popularizar muitas ideias do "mundo científico", seria necessário popularizar ideias que afetam as pessoas do povo ou ideias que as pessoas querem saber. Então e o que vocês pensam sobre isso? Deveria ser divulgado para o "povão" boa parte das novidades do mundo científico?
Abraço pessoal!

2 comentários:

Alexandre S. Cavalcante disse...

Acho que um exemplo bem claro desse buraco entre ciencia e sociedade são alguns cursos de Ciencias Sociais (senão todos), em que teses maravilhosas sao defendidas e criadas acerca dos conflitos e dilemas da sociedade, mas não chegam a sair da virtualidade de uma tese ou artigo.
Muitos amigos que conheci na época em que pensei em desistir da ufabc para entrar em ciencias sociais (na usp ou unifesp). A maioria cita casos de professores que pesquisam por mera questao de ego, status quo.
Acho muito legal o grupo querer trazer pro meio social, ainda mais no ambiente do ciberespaço, a ciencia que é feita dentro de quatro paredes, dentro de um muro acadêmico.

O grupo que está tratando do tema dos muros poderia dar algumas idéias também, o que acham de uma parceria de posts?

Lucas Felippini Rossetti disse...

Na minha opinião, acho que toda informação e conhecimento é sempre válida. Eu acredito sim que toda a informação deveria ser divulgada para o "povão" e que todos tem direito a informação sobre o mundo que se está!Eu expandiria a pergunta, será que o "povão" quer realmente essas informações? Será que eles realmente se importam? Será que todos sabem o poder do conhecimento?
Lucas Felippini Rossetti

Postar um comentário