Tema

O primeiro passo pra gente fazer o projeto vai ser delimitar o tema, né?
Bom, na aula eu dei a ideia da divulgação científica por ser um tema que eu já tinha estudado um pouco em otura disciplina, porém se alguém tiver outra ideia melhor, grita ae (: dá pra editar o blog todo se precisar, sem stress.

Se num tiver nenhuma ideia velhor, nesse âmbito da DC, a gente pode tratar de vários subtemas:


  • DC para crianças: como a professora falou na aula, dá pra analisar linguagem e taals, conteúdo, acessibilidade.
  • Acessibilidade da DC em cidades do interior: tema sugerido pela Isa.
  • DC na TV aberta: Esse é bem legal de fazer. Falar dos horários ridículos em que os programas desse tipo são exibidos. Comentar sobre os canais que dão enfoque a isso, tipo Cultura (porém a Cultura tem mais programas educacionais do que de DC -ééé, tem diferença :P)
  • Entre vários outros, dá pra viajar bastante no tema.

Bom, postem ai o que vocês acham. Eu tenho um material pronto sobre DC em mídias audiovisuais da parte de documentários, falando inclusive daquele que a professora postou no blog dela, Ilha das Flores. Tenho outro falando da Scientific American Brasil e outro da FAPESP, mas esse último nem conta porque ficou BEM RUIM ¬¬

Tenho uma amiga que tem sobre a FAPESP e DC na TV Aberta. E os materiais dela estão bem caprichados, então já dá pra ter uma base pra começar.

É isso.

Beijos*:

2 comentários:

Gustavo disse...

Achei legal a parte que fala sobre a prgramação sobre divulgação cientifica, e axo que poderiamos enfocar o impacto ou o interesse das pessoas sobre este assunto, ou até mesmo qual o assunto cientifico provoca um maior interesse

Isabela Bueno disse...

Entãoo, o tema é bem legal mesmo! Acho que falar sobre a acessibilidade em geral é bacana. Tanto em cidades do interior, para crianças, na televisão e tals.
Em BEC minha professora passou um texto, que se eu não me engano chama "ciência sexy" que trata sobre a acessibilidade da ciência, na televisão.
Comenta sobre como em outros países mais desenvolvidos existem vários canais em rede aberta falando só sobre ciência, e como aqui no Brasil só passa na globo, em um sábado as 6h.
Fala que também exploram os temas mais "polêmicos" e tals, achei bem interessante, acho que a gente pode postar esse texto aqui no blog.
Você pode colocar esses vídeos aqui também mandy! ;)

Boom, é isso!

Beeijos
:*

Postar um comentário