Vídeos DC na TV aberta

Vou colocar aqui alguns videos de DC na TV aberta ;D





2 comentários:

Gustavo disse...

"A ciência, assim como a cultura e a sociedade nas quais se insere, está em constante construção – atravessa mudanças paradigmáticas, expressa preocupações, crises, anseios e discussões éticas da "comunidade científica". Por isso, ciência é uma categoria muito boa para se pensar a sociedade, seus problemas, atores sociais, conflitos e, inclusive, seu futuro.
Embora grande parte dessas discussões não ultrapasse o universo acadêmico, em alguns casos – como o dos clones de animais, do uso de embriões humanos em pesquisas ou dos alimentos transgênicos – a sociedade acompanha o debate. Esse contato geralmente se dá por intermédio dos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio, computadores em rede, celulares."

Este artigo foi escrito pela professora e doutora Denise Siqueira, onde retrata uma abordagem mais geral da divulgação científica na televisão aberta. Ela cita exemplos de programas como o Fantástico e globo Repórter, que têm um carater que se aproxima de algo mais científico, porém seu conteúdo não possibilita algo muito claro, e não é muito explicativo e muitas vezes apela para o sensacionalismo.
O sencionalismo é um ponto que ela deixa bastante marcado em seu artigo, e diz que é o que está presente em muitos dos programas que se dizem como divulgadores da ciência, isto se deve talvez a um aumento da audiência. Já que sempre quando se fala de ciência, as pessoas esperam algo de inovador na sociedade.
Já em relação aos programas relacionados às crianças, em sua grande maioria, não se preocupam com divulgação científica, ou até mesmo cultutral, eles enfatizam temas ao meu ver não muito importantes, ou em alguns casos até danosos para a formação tanto social quanto cultural das crianças, como a vîolência, consumismo, vocabulário vulgar entre outros pontos citados pela autora. Além disso, os personagens acabam se enquadrando em áreas que mostram o seu modo de vida, como é o exemplo de cientistas, que em quase todos os programas infantis, quando são citados, apresentam uma aparência um tanto quanto estranha, se apresentam como loucos, que nem sempre é verdade, rsrsrsrsr.
Além de tudo ela cita alguns especialistas no assunto, como é o caso do autor Jesús Martin Barbero, que diz que a TV pode fortificar idéias ou opiniões, mas as pessoas filtram as idéias expressas na TV, de acordo com outros fatores, que podem ser determinados, pela sociedade que esta está presente, e os grupos sociais que frequenta.
No mais, achei muito interessante o texto e acho que traz um enriquecimento para o trabalho.
abços
Gustavo

Gustavo disse...

Bem, eu fiz toda a apresentação e esqueci de citar o link, rsrsrsrs
tá aí:
http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=37&id=444
abços

Postar um comentário