Oii pessoal =)
Então, como todos vocês sabem, hoje nos reunimos com a professora, e discutimos sobre o que podemos falar! E eu realmente me empolguei com o Sabina, relembrei muito da minha época de escola em que fazíamos programas desse tipo! Lá é um lugar muito interessante, e eu recomendo a todos um dia visitarem lá =)
Para os que não sabem, o Sabina é um lugar onde se mostra de forma dinâmica conhecimentos científicos, é uma ótima idéia para o aprendizado. O que eu mais gostei na época, é que quando você vive uma experiência lá dentro, você se interessa em saber o porquê aquilo está ocorrendo, como quando você coloca a mão numa “bola” – Gerador de Van Der Graaf - seu cabelo levanta, uma gangorra que um lado é maior que o outro, fazendo com que uma criança menor consiga levantar uma criança maior, etc. A partir de experiências assim, as aulas teóricas ficam mais interessantes, tirando aquele "medo" que os estudantes tem das ciências.
Procurei no Google e no site de Santo André o site do sabia, que eu achava que tinha, mas nem tem :/ Enquanto eu não vou lá, vou postar aqui as coisas que eu encontrei!
“Sabina é muito mais do que um grande espaço destinado à exposição de equipamentos, instrumentos científicos e obras de arte, é um lugar onde o visitante interage, reconhecendo ou não, algo familiar ao seu repertório cultural. Sabina é a concretização material de uma idéia pedagógica que transcende o ensino formal e responde a um dos maiores desafios da educação contemporânea:
Alcançar o saber de forma dinâmica, onde os alunos participem do processo permanente da construção de conhecimentos e crie oportunidades para que os diferentes percursos de aprendizagem se entrecruzem além do cotidiano escolar, de forma prazerosa e lúdica. E dentro desse objetivo, promove a ampliação dos conhecimentos trabalhados pela escola, o estímulo à cultura científica e artística, o despertar da curiosidade e do questionamento do aluno e da reciclagem dos educadores.
Sabina visa à democratização do conhecimento e à inclusão cultural, ou seja, permite que cada um atue para saber mais, ampliando suas possibilidades individuais, sem deixar de investir nas possibilidades de ampliação dos conhecimentos de todo o grupo, tornando-se cidadãos mais conscientes e questionadores de seu papel na sociedade.
Proporciona a todos as mesmas oportunidades de acesso aos saberes relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia. O espaço interno com equipamentos, exposições de longa duração e temporárias, laboratórios, biblioteca multimídia, auditório, salas de aula, em um grande pavilhão de dois andares, possibilita a experimentação dos fenômenos da natureza, mesclando conhecimento e entretenimento.
[...]O objetivo da Sabina é democratizar o conhecimento artístico, cientifico, tecnológico e promover a inclusão cientifica e cultural, proporcionando aos professores e alunos um espaço para experimentação e desenvolvimento de projetos além dos limites físicos da Escola e da sala de aula. Eles também podem desenvolver tecnologias, equipamentos e metodologias para o ensino das ciências, integrando-as às demais áreas.
Construído em uma área de 24 mil m2, sendo 8,2 mil m2 ocupados por um ousado complexo arquitetônico, o novo espaço vem se confirmando como um grande laboratório interativo abrangendo as mais variadas áreas do saber. Nos primeiros quatro meses de funcionamento (entre fevereiro e junho/2007) recebeu aproximadamente 40 mil visitantes, a maioria estudantes e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino.”
Tem muita coisa legal no site pra ver, recomendo pra vocês entrarem:
http://www.santoandre.sp.gov.br/bn_conteudo.asp?cod=6974
Vou colocar o endereço do Sabina, junto com um mapinha! Pra quem quiser ir visitar!
Localização
A Sabina está localizada na Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135.
Horários de Funcionamento:
De terça a sexta-feira, o atendimento é exclusivo para escolas públicas e particulares, através de agendamento prévio.
Nos finais de semana e feriados atende o público em geral das 9 às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos – Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos
andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações pelo telefone 4422 2001.
Beijo!
2 comentários:
heey, Isa. arrasou no post ;D
eu abraço a gente ir lá quinta que vem. já vai ter passado as provas, já vou ter tempo de respirar de novo. HIUAHUIHSIUAHUIA
vamovamo?!
Eu abraço fácil mandy =)
Podemos entrevistar umas crianças pentelhas lá! hahahaha
Acho legal a gente falar com um pessoal do parque, explicar o porquê vamos e tals, falar com a professora, qq vc acha?
beeijos!
Postar um comentário